Skip links

Dicionário das ideias feitas

Uma obra em homenagem a Flaubert para o bicentenário de seu nascimento em Rouen


Date:
24 Novembro 2020
Ano :
2000-2021
Localização :
Um muro em Rouen, França

O ano de 2021 vai marcar o bicentenário do nascimento de Flaubert, na cidade de Rouen. Propusemos a criação de um monumento público para comemorar seu 200º aniversário. O projeto consiste em gravar um de seus textos em um muro da cidade permanentemente, em vidro ou em cerâmica.

A luta literária e filosófica de Flaubert contra a ignorância representa um dos aspectos mais constantes e frequentes de suas obras. Isso se torna mais premente em uma época de redes sociais, que servem como um amplificador sem precedentes de todas as formas de idiotice, preconceito, ideia feita, estereótipo, rumor, hipocrisia e difamação que circulam cotidianamente na opinião pública.
Uma apresentação visual de sua obra, o Dicionário de Ideias Feitas, constitui, então, um projeto marcante para celebrar o bicentenário com a expressão literária e uma produção culturalmente benéfica.

Esse projeto pretende selecionar uma centena de citações atuais (retiradas do “Dicionário das Ideias Feitas”, de “Bouvard et Pécuchet”, de “A Educação Sentimental”, etc.) e inscrevê-las no espaço público, sem nenhum comentário, permitindo ao observador tomar conhecimento, se surpreender e refletir, ao se perguntar por exemplo, se ele mesmo não pensou ou disse coisas similares. Será uma instalação conceitual, no espírito do distanciamento de Brecht, que induzirá o leitor a se perguntar quem se dirige a ele e qual é o objeto da conversa. Logo, contudo, o leitor compreenderá que a obra se refere a ele, à linguagem e ao absurdo universal.

O projeto será realizado em uma estação de metrô ou em uma parede da cidade de Rouen ou Paris.

EQUIPE

Françoise Schein
Pierre-Marc de Biasi
Abir Belaid

PARCEIROS E APOIO

Pierre-Marc de Biasi, Especialista de Flaubert
Esam- Ecole Supérieure des Arts et Média de Caen
Abir Belaid, Professor de Design
Françoise Schein, Professora de Arte
Os estudantes do departamento de Design da Esam

PATROCÍNIO

Cidade de Rouen
Cidade de Paris

LINKS